Febre Amarela → Quais São os Sintomas e o Tratamento!

febre amarelaA febre amarela é uma doença viral, considerada aguda e transmitida por mosquitos vetores, sendo assim o vírus da febre não é transmitido de pessoa para pessoa e sim por mosquitos infectados com o vírus. Ela ainda pode possuir dois tipos de transmissão a silvestre ou a urbana.

A silvestre é quando existe transmissão na área rural ou em florestas, já a urbana quando as áreas urbanas estão infestadas pelo mosquito transmissor. A doença também pode causar insuficiência renal pois, pode causar lesões no fígado.

Resumo da História

A primeira vez que o termo febre amarela foi utilizado, aconteceu em 1685, quando a febre amarela veio junto com os navios negreiros trazidos da África. Depois disso a doença matou mais de 3% da população brasileira me 1889.

Está foi uma época muito sigilosa para o pais, pois até a população de países do exterior evitavam passar perto de suas fronteiras, sendo assim o Brasil foi privado do transporte marítimo e da exportação de café. Em 1902 foi realizado a primeira tentativa para combater o vírus e a doença, isto aconteceu em Sorocaba.

Sintomas da Febre Amarela?

A doença traz diversos sintomas para as pessoas afetadas, dependendo também da faixa etária os sintomas podem variar ainda mais. Os primeiros sinais da doença são: febre, náuseas, cansaço, mal-estar, fortes dores de cabeça e musculares.

febre amarela sintomas

A febre amarela se caracteriza principalmente por ter uma febre elevada com muitas náuseas e queda do ritmo cardíaco. Em alguns casos é possível que a diarreia esteja presente, no entanto, é só depois que a primeira febre da doença passa que os sintomas mais graves começam a se manifestar.

Novamente a febre aumenta, junto com diarreia delírios e até convulsões, além de possíveis hemorragias internas. A febre amarela pode causar enfarte em vários órgãos, fato que pode ser fatal par ao paciente, além disso as hemorragias podem se manifestar com sangramentos pelo nariz e gengivas.

Qual o Melhor Tratamento?

O paciente diagnosticado com febre amarela deve ser hospitalizado, sendo acompanhado por um médico. O paciente também deve ficar em repouso absoluto, sempre com reposição de líquidos e sangue, se for necessário.

Dependendo do caso, o paciente também pode ser tratado na UTI para minimizar as possibilidades de óbito e possíveis complicações do caso. O médico deve estar sempre em alerta com os casos de febre amarela que estão na UTI.

Vacinas Contra a Doença

Com os avanços da medicina, hoje também é possível tomar a vacina contra a febre amarela. No entanto a vacina só começa a desenvolver a imunidade ao vírus depois de 10 dias da vacinação, e em alguns casos dentro de um mês as pessoas já estão imunes completamente.

febre amarela vacina

A vacina pode ser feita nos postos de saúde, e é recomendada principalmente nos países com mais perigo de contaminação, ou em que os mosquitos transmissores podem estra. Ela também, pode trazer alguns efeitos colaterais como dor de cabeça e febre, mas é totalmente segura.

Métodos de Prevenção

febre amarela prevencaoAlém da vacinação, existem outros métodos que podem ser utilizados para a prevenção da proliferação da doença. Um desses métodos é o combate do mosquito, que pode ser feito de diversas formas. Veja como você pode se prevenir:

  • Não deixar garrafas viradas para cima;
  • Descobrir as calhas do telhado, para não haver acumulo de água;
  • Utilizar água tratada com cloro para regar plantas;
  • Não deixar pneus ou outros objetos expostos à chuva, pois podem acumular água;
  • Tapas caixas de água;
  • Colocar areia nos vasos de plantas e flores.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Nenhuma avaliação ainda)
Loading...

Leave a Reply