Conjuntivite → Descubra O Que É e O Tratamento Correto!

Provavelmente você já acordou com o olho grudado e cheio de pus e ficou se perguntando o que poderia ser. Em alguns casos se continuar a sair pus do olho ao longo dia, pode ser conjuntivite e deve ser tratado do jeito correto, principalmente se for viral.

Isto se dá pela inflamação da conjuntiva, uma membrana transparente e fina que reveste toda a parte frontal do globo ocular e aparte interior da pálpebra. Em alguns casos, a inflação pode passar de um olho para o outro e atacar os dois.

O Que É?

A conjuntivite é uma inflamação que em geral não deixa sequelas, mas pode durar até 15 dias. Existem vários tipos, no entanto a mais comum é a viral, seguida da infecção bacteriana. A conjuntivite pode ser prevenida.

conjuntivite

As formas de prevenção são muito básicas e podem ajudar a evitar que você seja infectado. Uma das medidas que podem ser tomada é o simples ato de lavar bem as mãos, e não levar as mãos sujas ao olho, principalmente coçar.

É Bacteriana?

A infecção bacteriana pode ser contraída de várias formas, principalmente com a falta de higienização adequada das mãos. Geralmente a conjuntivite bacteriana é tratada com antibióticos e colírios.

Ela não é a mais comum, no entanto é mais seria que a viral, pois a doença se dá com o contato pessoal com a bactéria, ou seja, se a pessoa tiver contato direto com algum local infectado pela bactéria será infectado também.

Existe Conjuntivite Alérgica?

conjuntivite alergicaUm dos tipos da conjuntivite que não é tão comum, mas ainda pode atingir muitas pessoas é a alérgica. Ela é muito comum em pessoas predispostas a alergia, não é contagiosa mas pode afetar os dois olhos.

Ela ocorre geralmente quando as pessoas têm alergias a acaro e pólen, e s emanifestam primeiramente deixando os olhos vermelhos. Ainda é possível ter a infecção por conta de lentes de contato.

Tratamento Correto

Antes de iniciar o tratamento é necessário ir até um médico para que ele faça o diagnóstico correto de qual tipo da infecção pode ser, para depois encaminhar o tratamento adequado. Em alguns casos será necessário realizar um exame da secreção para determinar.

O exame irá identificar qual das infecções é, através de uma análise bacteriana. Dependendo do caso antibióticos não poderão ser receitados, e muito menos água boricada, que deixou de ser indicada para esse tratamento.

Como Tratar Conjuntivite Viral?

conjuntivite viralPara tratar da conjuntivite viral os antibióticos não são recomendados, pois o vírus não é morto com este tipo de medicamento. É usado gaze e água filtrada para limpar a superfície do olho, mas ainda pode ser usado soro fisiológico.

Não se deve ter contato do olho com as embalagens do medicamento, pois elas podem ser infectadas também. É importante não levar a mão ao olho e depois tocar em outros lugares. E o mais recomendado é que a pessoa não saia de casa enquanto não estiver curado.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Nenhuma avaliação ainda)
Loading...

Leave a Reply