Artrite Reumatoide – Você Sabe o Que é? Conheça as Causas!【AQUI】

artrite reumatóide Esta doença não deve ser vista como similar ao reumatismo, pois este é de fundo imunológico, enquanto a artrite é um mecanismo estritamente inflamatório, desencadeado por inúmeras causas. Existem vários tipos de artrite reumatoide que se distinguem umas das outras.

Artrite degenerativa – atinge mais joelhos, fêmur, e coluna vertebral; artrite gotosa – gera uma inflamação na lombada do pé e no seu dedo, denominado hálux, nos tornozelos, joelhos e cotovelos; artrite piogênica aguda – atinge especialmente os ombros, joelhos e o fêmur das coxas; artrite psoríaca – classificada como um distúrbio da epiderme; o processo inflamatório mais conhecido, que é a artrose; e para finalizar, a Artrite Reumatoide, que é o assunto deste artigo.

O que é Artrite Reumatoide?

Artrite Reumatóide é uma doença inflamatória crônica e autoimune que atinge algumas juntas do corpo, ou seja, uma doença crônica porque não se pode curar em um curto período de tempo, mas pode-se tratar; e é autoimune porque o corpo ataca “por engano” as células saudáveis.

artrite reumatóide o que é

A Artrite Reumatoide afeta as articulações, em geral as pequenas das mãos e dos pés, podendo afetar, em alguns casos, algumas articulações maiores. A doença causa inchaço doloroso, podendo resultar em erosão óssea. 

Um dos fatores de risco para o desenvolvimento das Artrites Reumáticas, é a idade avançada, principalmente na mulher, que perde 60% da produção de colágeno após os 30 anos; por essa razão, muitos médicos indicam que seja feito um tratamento suplementar de colágeno com produtos como a Colastrina.

Diagnóstico dos pacientes

artrite reumatoide diagnósticoO diagnóstico da doença apresenta alguns testes possíveis que um reumatologista encaminhará: exames de sangue, teste físico, avaliação do histórico do paciente para saber se o fator genético influencia muito e radiografia das mãos e pés, que são os membros que mais sofrem com a doença. Os principais sintomas são: dor e inchaço nas juntas, rigidez nas articulações (principalmente em horários específicos, como durante a manhã), perda de energia, redução do apetite e perda de peso, febre baixa, fadiga e nódulos visíveis.

Em geral, as inflamações seguem um padrão simétrico, ou seja, quando há uma inflamação na mão direita, muito provavelmente há uma na mão esquerda também. Essa é uma característica que ajuda a distinguir a AR de outros tipos de artrite.

Possíveis causas

artrite reumatóide possíveisAs causas para uma doença crônica como a Artrite Reumatóide atingir uma pessoa podem ser diversas. Em geral, além da predisposição genética (aqueles que têm histórico, podem ter até 10 vezes mais chance de apresentar sintomas), a idade pode influenciar (pessoas com mais de 40 anos apresentam o maior número).

Pessoas excesso de peso, agentes infecciosos como vírus e bactérias, fumantes, e com desiquilíbrios hormonais têm maior pré-disposição de ter Artrite Reumatoide.

Forma de tratamento

Por ser uma doença crônica, a Artrite Reumatoide tem diversas maneiras de tratamento. Alguns podem funcionar não só como tratamento, mas também como prevenção. A fisioterapia ajuda a prevenir a perda dos movimentos e alivia as dores, a terapia ocupacional também é recomendada para manter a autonomia do paciente com objetos.

artrite reumatoide formas

Além de auxiliar que o paciente mantenha a mobilidade nos membros; terapias alternativas também são indicadas, tratamentos com produtos naturais que fortalecem as juntas e articulações como óleo de peixe e óleo de plantas. A reposição de colágeno também pode auxiliar no tratamento, pois diminui a dor dos ligamentos através da melhora das articulações.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Nenhuma avaliação ainda)
Loading...

Leave a Reply