Alopurinol – Para Que Serve esse Medicamento?【Saiba AQUI】

Alopurinol

O medicamento Alopurinol é utilizado na prevenção das crises de gota, bem como demais condições que estejam associadas com os excessos de ácido úrico no corpo, como por exemplo: as pedras nos rins.

Além de certos tipos de doenças renais e está presente no mercado há mais de 40 anos. Entre as marcas comerciais, o mais famoso encontrado em qualquer farmácia é o Alopurinol, um medicamento de referência para o composto químico alopurinol.

Para que serve esse medicamento?

Esse Composto Químico é indicado para aqueles que necessitam de uma redução da formação do urato e do ácido úrico, em especial nos locais onde ocorrem as principais manifestações de depósito de urato/ácido úrico, conhecidas como a artrite gotosa, os tofos cutâneos e a nefrolitíase, ou ainda quando há a existência de um risco clínico em potencial, a título de exemplo, no tratamento de tumores dos quais possam a vir desencadear a nefropatia aguda por meio do ácido úrico.

O Alopurinol também tem indicações para um controle dos cálculos renais de 2,8-dihidroxiadenina (2,8-DHA), que tem relação com as atividade deficiente de adenina fosforribosiltransferase. Os produtos indicados para se fazer um controle adequado de cálculos renais mistos recorrentes de oxalato de cálcio, com a presença de hiperuricosúria, dos quais estejam sendo infrutíferas nas medidas de hidratação, e de dietéticas e seus semelhantes.

As mais conhecidas manifestações de caráter clínico que podem influenciar o depósito de urato/ácido úrico descritos pela literatura são:

alopurinol para que serve

  • Gota idiopática;
  • Litíase por ácido úrico;
  • Nefropatia aguda por ácido úrico;
  • Doença neoplásica ou ainda a doença mieloproliferativa, essa com taxas altas de processamento celular, no qual ocorre a medição de altos níveis de uratos espontaneamente, ou ainda após algum tratamento citotóxico;
  • Algumas disfunções enzimáticas, das quais geram uma superprodução de urato.

Como tomar o Alopurinol?

O Alopurinol pode ser tomado uma vez ao dia, por via oral. Caso a dose diária venha a exceder 300mg ou ainda houver manifestações de intolerância gastrintestinal, é preciso fazer um esquema de doses divididas de uma forma apropriada, através de supervisão médica, em termos gerais temos:

  • De 100 a 200mg diários em condições leves;
  • De 300 a 600mg diários em condições moderadamente graves;
  • De 700 a 900mg diários em condições graves.

Os comprimidos de Alopurinol tem a indicação de serem tomados após as refeições, com um copo de água. A ingestão de grandes quantidades de líquido é recomendada para auxiliar a eliminação de uma urina neutra ou ainda uma urina ligeiramente alcalina, além de uma diurese de aproximadamente 2 litros por dia, valor este medio para adultos.

alopurinol comprimidos

É preciso conservar em temperatura ambiente, entro torno de 15°C e 30°C, protegido da luz e da umidade. As doses precisam ser ajustadas através de um controle das concentrações séricas de urato/ácido úrico em intervalos razoavelmente adequados.

Efeitos colaterais ocasionados pelo medicamento

alopurinol efeitos

Os principais efeitos colaterais do Alopurinol são erupções cutâneas, náuseas, além de vômitos, e podem ocorrer o surgimento a qualquer momento durante o tratamento. Caso hajam reações é necessário parar o tratamento e contactar um médico.

As dosagens de Alopurinol são baseada nas condições clínicas e nas respostas do paciente ao tratamento. Sendo assim é preciso que este medicamento venha a ser utilizado regularmente para que o paciente venha a se beneficiar de todos seus efeitos terapêuticos.

Casos em que o paciente emagrece

alopurinol emagrece

O Alopurinol não tem relação direta com a perda de peso como um efeito colateral, caso haja uma perda de peso durante o seu tratamento com o remédio, procure conversar com o seu médico acerca do ocorrido.

Com uma consulta médica, peça para que ele venha identificar qual possa ter sido a causa que provocou esse emagrecimento, e o que é necessário ser feito em relação a isso.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Nenhuma avaliação ainda)
Loading...

Leave a Reply